Plásticos aliados à saúde em tempos de pandemia

O surgimento do novo Corona vírus caracterizou uma mudança de paradigma que mobilizou diversos setores da economia. Foram necessários às pessoas novos moldes para a adaptação ao cenário de incertezas e, no sentido literal, para a fabricação de produtos dedicados ao combate à Covid-19. Longe da demanda regular, fábricas foram estruturadas para um aumento na produção e manutenção de equipamentos médicos, com a finalidade de melhorar a capacidade de prevenir e tratar a doença.

No atual contexto, a Master Polymers participa desta mudança com intensidade no fornecimento de polissulfonas (PSU e PPSU) para conectores, filtros e válvulas reguladoras de pressão em respiradores pulmonares. Esses aparelhos substituem o movimento natural da respiração, agindo como suporte ventilatório. Em casos graves de Covid-19, eles são essenciais para a manutenção da vida do paciente. Dentro das principais propriedades de interesse das polissulfonas nesta área estão sua boa transparência, estabilidade química, rigidez e alta resistência à esterilização, sendo o método mais convencional por autoclave. Ou seja, além de excelente desempenho, o produto pode ser reutilizado por diversas vezes, previamente ao descarte. Isso é uma característica de grande importância em um panorama de crescente demanda.

A linha GRILAMID TR, uma poliamida transparente utilizada em próteses dentárias, bem como na produção de óculos de segurança, ganhou destaque para artigos de prevenção. A Suntech, mais conhecida pela sua marca de surfware “HB”, com o apoio da Master Polymers, Zeiss e Eastman produziu mais de 14.000 óculos de segurança que foram doados a vários hospitais de todo o país. A tendência em assegurar os novos padrões de cuidados com a saúde ampliaram o interesse de universidades e empresas em criarem e adquirirem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) de qualidade.

Embora a pandemia seja algo novo e inesperado, a Master Polymers apresenta uma gama extensa e consolidada de polímeros avançados que atendem aos mais rigorosos requisitos da área médica. Como o desenvolvimento de novos materiais que possam atender críticas demandas é um compromisso nosso e de nossos fornecedores, há também uma movimentação no sentido de introduzir aos clientes essas novidades. Contamos hoje com uma nova poliamida, da família GRILAMID TR, altamente transparente e esterilizável. O material mantém suas propriedades, sem deformação de partes complexas, por centenas de ciclos de esterilização por autoclave, a 134 °C. Ela foi especialmente desenvolvida para aplicações hospitalares como frascos de bombas de sucção, máscaras anestésicas, válvulas de respiração artificial e até mamadeiras infantis. Além disso, é aprovado no teste mais rigoroso para plásticos, em termos de biocompatibilidade (USP Class VI), comprovando-se que não há reações prejudiciais ou efeitos corporais de longo prazo por químicos contidos na matéria-prima.

Adicionalmente, com a crescente preocupação da sociedade com assepsia de objetos, fabricantes de polímeros de engenharia também têm dedicado esforços no desenvolvimento de materiais antibacterianos, como é o caso da EMS-Grivory, líder em especialidades em poliamidas. Essa família de soluções inibe o crescimento e até previne a incidência de bactérias nos produtos, reduzindo consideravelmente o risco de infecções hospitalares. Potenciais produtos onde podem ser aplicadas são maçanetas, descansos de braço, botões de elevadores, máscaras respiratórias, filtros de água, peças de equipamentos de ginástica; ou seja, tudo que é constantemente tocado por pessoas diferentes.

O nível de cuidado com que são desenvolvidos os produtos na área da saúde é medido pela correta seleção de materiais. A atuação da engenharia deve sempre ser direcionada à segurança do paciente e à redução de resíduos, com o uso de materiais avançados que suportem condições agressivas e respeitem requisitos de limpeza, toxicidade e inércia química, sem serem prontamente descartados. Esse é um compromisso ético e com o meio-ambiente, e deve ser uma constante, não somente lembrado em situações singulares como esta que estamos vivendo. O plástico tem sido protagonista no desenvolvimento de dispositivos incríveis e pesquisadores continuam confiando em sua aplicabilidade. O importante é que seja explorado dentro da prática segura da tecnologia.

Os engenheiros da Master Polymers agradecem a confiança em tempos de dificuldade e estarão sempre à disposição de todos para encontrar, indicar e orientar a melhor solução em polímeros de engenharia para as mais diversas aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *