Eduardo Chaves do Nascimento Nenhum comentário

Grivory G5V: o que era bom ficou ainda melhor

Com o Grivory G5V, a linha de produtos da família Grivory GV avança para novos patamares de performance térmica. Esse material consegue manter suas propriedades praticamente inalteradas mesmo sob elevadas temperaturas em ambientes agressivos.


Principais características

Grivory G5V é o novo grupo de produtos da família Grivory GV, apresentado na Feira K 2016, em Düsseldorf (Alemanha) pela EMS. O módulo de elasticidade desse material no estado condicionado a 80°C é aproximadamente 50% maior do que o do Grivory GV convencional, conforme apresentado na figura 1.

e-modulus-grivory

Figura 1. Comparação entre o módulo de elasticidade do Grivory GV e Grivory G5V.

A maior resistência a deformação elástica permite a fabricação de componentes com ciclos de injeção mais curtos, redução de peso e redução de custos. O Grivory G5V alia propriedades constantes sob condições secas e condicionadas com facilidade de processamento, tal como mostra a figura 2.

processing-temperature-grivory

Figura 2. Comparação entre as temperaturas de processamento de diferentes famílias de Grivory.

A comparação entre o Grivory GV-5H, Grivory G5V e Grivory HT1V-5H1 revela que essa nova família de materiais consegue manter temperaturas de processamento similares as do Grivory GV, mas menos rigorosas do que as necessárias para o Grivory HT, considerando em todos os casos materiais reforçados com 50% de fibra de vidro.

Aplicações

As áreas de aplicação do Grivory G5V são variadas, mas o foco é o setor automotivo, para a fabricação de componentes de interior que estejam sujeitos a temperaturas de até 100°C. Um grade padrão do Grivory G5V apresenta uma redução de absorção de umidade muito significativa quando comparado a uma poliamida 66. A figura 3 mostra a diferença de absorção de água a 95°C para o Grivory GV convencional e a nova linha Grivory G5V, com reforço de 50% de fibra de vidro em todos os casos.

water-uptake-grivory

Figura 3. Comparação de absorção de água a 95°C para diferentes grades de Grivory.

Esse baixo nível de absorção de umidade implica em uma precisão dimensional altíssima e uma constância de propriedades mecânicas em ambientes úmidos sob altas temperaturas. Com o Grivory G5V, a EMS-Grivory inicia uma nova geração de produtos que novamente supera todas as expectativas.

Essa linha de produtos foi lançada com duas diferentes versões, ambas com 50% de reforço em fibra de vidro: Grivory G5V XE 10130 e Grivory G5V XE 10131. Esses produtos são caracterizados pela baixíssima perda de módulo de elasticidade em ambientes úmidos sob altas temperaturas. Grivory G5V XE 10131 fornece vantagens ainda superiores quando se consideram temperaturas maiores que 80°C.

Veja o artigo completo no site do fornecedor clicando aqui.