Polímeros na Medicina
Inovação a serviço da saúde


A qualidade dos materiais para o segmento médico-hospitalar é de vital importância para o sucesso dos projetos e qualidade de vida dos pacientes. Os plásticos na área da saúde representam hoje grande parte das inovações desse setor, com uma ampla gama de aplicações, como caixas de esterilização, respiradores pulmonares e até mesmo próteses complexas. Para tanto, esses materiais precisam ser ensaiados com muito rigor, a fim de atender a requisitos nacionais e internacionais. A Master Polymers dispõe em seu portfólio de materiais certificados por agências de grande renome internacional, plásticos com aprovação FDA, USP e NSF.

Principais Características

O tipo de polímero utilizado depende fundamentalmente da aplicação pretendida. Algumas aplicações, por exemplo, exigem que o material apresente facilidade de conformação, baixa densidade e alta resistência à esterilização por autoclave. Alguns outros dispositivos exigem que o material seja transparente, para que seja possível monitorar o conteúdo interno. Contudo, todos os materiais homologados nesse mercado são testados com rigor por diferentes organizações para garantir a saúde e segurança dos pacientes.

medico-hospitalar

Principais Tendências

Expectativa de Vida

A cada novo levantamento os indicadores de expectativa de vida demonstram claramente o grande aumento da população mais idosa, que se encontra mais ativa e carente por soluções médicas que lhes permitam aproveitar melhor essa fase da vida.

Substituição de Metais

Uma das maiores preocupações na área médica é a exposição dos pacientes à contaminação por metais. Nesse sentido, a busca por materiais alternativos para aplicações já existentes visam superar os entraves relacionados a utilização dos metais.

Custos

Com o aumento na demanda, a competitividade na área de componentes médicos tornou-se mais acirrada. Os fabricantes primam por projetos mais simples, que atinjam mais por menos.

Principais Vantagens

Inovação orientada ao mercado

Em atenção as necessidades do mercado, os grandes fornecedores de polímeros de engenharia desenvolvem materiais para atender às especificidades de cada aplicação. A Master Polymers conta com polímeros transparentes altamente resistentes à esterilização, como o polimetilpenteno (TPX®), além de materiais de alto desempenho para dispositivos médicos.

Versatilidade de produção

A flexibilidade de processamento dos polímeros permite trabalhar com uma ampla gama de materiais com um maquinário relativamente simples. Isso amplia as possibilidades de inovação e desenvolvimento de novos produtos sem causar grandes impactos nos custos de produção.

Garantia de qualidade 

Em atenção às normas internacionais, a Master Polymers comercializa polímeros que atendem normas FDA, USP VI e de diversas outras agências. Produtos altamenre resistentes à corrosão e de alta pureza também fazem parte do portfólio da empresa.

Principais Aplicações

Bandeijas de Esterilização: Normalmente fabricadas em polissulfona ou polifenilsulfona, apresentam baixa densidade, excelente resistência ao vapor de água, facilidade de conformação e boas propriedades mecânicas,
Ventiladores e Respiradores Pulmonares: Fabricados em PSU, esses dispositivos podem ser facilmente higienizados e transportados.
Conectores para Oxigênio: Peças beneficiadas pela facilidade do processamento termoplástico, são leves e resistentes.

Principais plásticos utilizados na área médica

Polissulfona (PSU): Material mais utilizado do segmento médico, possui excelente combinação entre sua resistência química e mecânica.
TPX (PMP): Material com altíssima transparência, resistência à esterilização por autoclave e densidade inferior à da água.
Grilamid TR (PA Transparente): Poliamida transparente com altíssima resistência à stress-cracking, componentes químicos e esforços cíclicos.

Aprovações e Certificados

Os tipos de aprovações mais comuns que os materiais nesse segmento apresentam são:
FDA: A Food and Drug Administration é uma instituição dos Estados Unidos, criada com a função de controlar os alimentos, medicamentos e cosméticos que podem ser utilizados em humanos e animais através de extensivas análises laboratoriais. Polímeros com aprovação FDA são testados para garantir que seu uso não acarretará em danos à saúde do usuário final.
NSF: A NSF International é um orgão independente responsável por elaborar normas, testes e auditorias em produtos e processos relacionados à alimentos, água e meio ambiente. Enquanto instituição independente o selo da NSF possui um grande peso nos processos de decisão de compra de um material em detrimento de outro.
USP: A United States Pharmacopeia é uma organização não governamental que estabelece normas e testes com padrões mínimos para proteger a qualidade dos medicamentos e outras tecnologias no segmento de saúde. Polímeros com aprovação USP são divididos em categorias que vão de 1 a 6, sendo Class I a menos rigorosa e Class VI a mais rigorosa.

Cotação

Nome (obrigatório)

Seu E-mail (obrigatório)

Telefone

Empresa

Assunto

Mensagem