masterpolymers Nenhum comentário

Alternativas para Poliamida 12

A Poliamida 12 (PA12) é uma classe especial de poliamida obtida a partir da síntese da laurillactama. Esse material apresenta algumas características singulares: é o tipo de poliamida com a menor absorção de umidade, baixíssima densidade,alta flexibilidade, excelente resistência química e fácil processabilidade. Por conta dessa combinação de características, não é difícil entender o porquê a quantidade de aplicações com esse material aumentaram tanto nos últimos anos.

As poliamidas 12 são utilizadas em diversos segmentos de mercado, mas nomeadamente o setor automotivo é o que mais se beneficia de suas características. Seja em tubos de combustível, quick connectors, sistemas de refrigeração ou freio, a poliamida 12 ganhou espaço e hoje é um material altamente demandado para todas essas aplicações.

A primeira grande preocupação com esse material surgiu em Abril de 2012, com a explosão da planta da Evonik, em Marl (Alemanha). A quebra de fornecimento de material forçou todas as OEM’s e fabricantes de matéria-prima a uma busca acelerada por alternativas a esse material. Nessa época, muitas dessas aplicações passaram a utilizar materiais como a poliamida 6.12 (PA6.12) e a poliamida 6.10 (PA6.10), que não dependiam da cadeia produtiva da poliamida 12, como mostra a figura abaixo:

Faça sua cotação

Em termos de propriedades, esses materiais são muito próximos à poliamida 12:

Propriedades Unidade PA 12 PA 6.10 PA 6.12
Temperatura de Fusão °C 178 220 215
Absorção de Umidade % 1.5 3.3 3
Módulo de Young (seco) MPa 1400 2500 2200
Módulo de Young (cond.) MPa 1100 1100 1300
Resistência à Tração (seco/cond.) MPa 45/45 70/50 65/45
Elongação na fratura (seco) % >50 >50 >50
Resistência ao Impacto (Entalhado, -30°C, seco) kJ/m2 7 7 7

A poliamida 6.12 é um material muito próximo à poliamida 12 em termos de resistência química, já a poliamida 6.10 é um material recomendado para aplicações que demandem alta resistência térmica.

Mesmo com essas alternativas desenvolvidas, assim que o fornecimento de poliamida 12 foi regularizado, as principais aplicações migraram novamente para a PA 12, deixando as outras classes em segundo plano.

Hoje, 6 anos depois, o mercado global aponta uma nova crise de fornecimento para esse material, uma vez que a capacidade produtiva de todos os fornecedores somados não é capaz de alimentar todas as aplicações desenvolvidas em poliamida 12. Novamente, as alternativas a esse polímero surgem como a potencial solução a esse problema.

Em paralelo a isso, o mercado automotivo apresenta tendências em carros elétricos, o que pode reduzir significativamente a demanda por poliamidas 12, largamente aplicadas em motores à combustão.

Conhecer mais sobre as características e vantagens de cada material é fundamental para a correta seleção. Em caso de dúvida, entre em contato com um de nossos consultores.

Entre em Contato

Nome (obrigatório)

Seu E-mail (obrigatório)

Telefone

Empresa

Assunto

Mensagem